FERMENTANDO A WEB: JAIME OJEDA, DO CON ESPUMA

Jaime Ojeda Selame compartilha uma característica com  os blogueiros de cerveja já entrevistados por aqui — além do amor pelo pão líquido, é claro. Assim como eles, desempenha um punhado de funções no universo cervejeiro e tem uma formação avessa à área: é arquiteto.

“Siempre quise aprender a destilar”, começa o chileno de 33 anos. Jaime, que vive em Santiago, conta que sua relação com cerveja artesanal começou há uns 10 anos. Na época, um amigo que trabalhava em um brewpub de Chicago (o Emmett’s), nos EUA, o convidou para conhecer o lugar. O interesse de Jaime era zero, já que, como disse, seu negócio era conhecer mais sobre os processos de destilação. Mesmo assim, ele foi e conheceu as maravilhas da fermentação. Em seguida, começou a trabalhar no pub como bartender e logo se candidatou a voluntariar na cervejaria.

Do chão da fábrica, onde foi convidado para continuar na área de produção, foi um passo para Jaime se especializar. Fez alguns cursos no Siebel Institute e na World Brewing Academy, sobre fermentação e maceração, e então o curso de Tecnologia Cervejeira.

Aluminé celebrará su festival de la cerveza artesanal